A primeira jornada de estudos exclusiva para Associados Nau d’Dês explora as transformações da sociedade para mapear cenários possíveis para os desafios do universo jurídico
“Não é fácil viver um momento histórico.” Se você esteve pela internet durante a pandemia do covid-19, é possível que tenha lido essa frase em algum post ou meme que lamentava a situação vivida pelo mundo todo.
A pandemia foi, de longe, um dos grandes momentos históricos mais perceptíveis dos últimos anos. Uma crise sanitária dessa magnitude só era vista nos livros e, ao vivenciar algo semelhante, todos sabiam que isso ficaria registrado como um momento significativo da história da humanidade.
Apesar de mais perceptível, a pandemia não é o único acontecimento contemporâneo que se fará presente nos anais da história. Em poucos anos, vimos os smartphones se tornarem itens indispensáveis nas nossas vidas, alterando profundamente a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e, claro, trabalhamos. Nos últimos meses, acompanhamos o boom da inteligência artificial generativa a partir da popularização do ChatGPT, que abriu portas não só para outros players baseados nesse tipo de IA, mas também para um novo momento da relação da humanidade com a tecnologia, a criatividade e o conhecimento.
Estamos diante de uma sociedade em constantes mudanças, sejam elas científicas, tecnológicas ou sociais. Grandes transformações estão acontecendo o tempo todo e, por isso, muitas vezes não nos damos conta do quão estruturais são esses fenômenos, nem nos atentamos a todas as implicações sociais — e jurídicas — que trazem consigo.
Mas nem tudo é novo…
Estamos vivendo hoje a era digital, um tempo marcado pela mudança radical dos paradigmas e a redefinição de muitos conceitos tidos por nós como absolutos. Há informação para todos os lados, com propagação em rapidez e agilidade nunca vistas.
A forma como essas mudanças acontecem é nova, mas, se olharmos para a história, perceberemos que há padrões importantes a serem observados.
A era digital nos impacta porque, assim como em outros momentos de mudanças civilizatórias, a linguagem humana passa por profundas modificações a partir das novas tecnologias. E, se olharmos para a história, perceberemos que a linguagem e a forma como nos comunicamos sempre desempenhou um papel fundamental na transformação da sociedade e na forma como lidamos com o mundo ao nosso redor.
Por isso que insisto em dizer que não há como pensar o futuro (da sociedade ou do Direito) sem olhar para o que nos trouxe até aqui. Precisamos analisar os processos que já se repetiram ao longo da nossa evolução para que, a partir da compreensão dessas recorrências, possamos antecipar cenários e nos preparar para as possibilidades de futuro, dentro e fora do mercado jurídico.
Um guia para navegar rumo ao futuro sem medo do desconhecido
O medo do desconhecido sempre existiu, mas fechar os olhos para as mudanças não é mais uma opção viável. Ao compreender as recorrências da história e abraçar as transformações tecnológicas, estaremos preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro do Direito nos reserva. E se compreender essas recorrências é fundamental para entendermos os fenômenos contemporâneos, nada melhor do que olharmos para tudo isso em conjunto.
Em nosso primeiro ciclo de estudos na Comunidade da Nau, essa análise de passado e presente será o ponto de partida para uma jornada rumo ao futuro do Direito. Em nosso novo espaço, exclusivo para associados, vamos estudar em grupo, a partir de um programa guiado que inclui leituras, lives, discussões e muito mais, os contextos sociais e jurídicos e aprender a mapear cenários que nos ajudem a lidar com os desafios jurídicos do futuro.
Por lá, também mergulharemos nas questões da era digital para ampliar o conhecimento dos fatos digitais e a compreensão da linguagem digital, que considero frentes cruciais para o profissional do Direito. Também exploraremos de forma aprofundada a evolução da relação entre humanos e tecnologia, uma vez que não podemos ignorar que esses sistemas já são parte constituinte da sociedade e da nossa vida e, por isso, entender seus impactos é fundamental.
A filosofia nos ensina a questionar, a adaptar, a evoluir, e é a partir dessa premissa que iremos guiar essa jornada de conhecimento junto aos Associados Nau d’Dês.
Vamos nessa?
A partir de uma abordagem autoral que bebe da fonte de diversos campos do conhecimento para encarar a complexidade dos nossos tempos, nossas jornadas de estudos aprofundam o olhar para os fenômenos que impactam o futuro da sociedade e do Direito, guiando os profissionais que querem se preparar para os desafios jurídicos dos próximos 10 anos.
Por lá, você vai encontrar:
✔️ Curadoria a partir da experiência profissional atrelada à pesquisa acadêmica;
✔️ Ciclos de estudos, lives e cursos sazonais exclusivos;
✔️ Discussões guiadas a partir de textos cuidadosamente selecionados;
✔️ Diálogos que conectam Direito, Filosofia da Tecnologia, Design, Futurismo e mais uma série de disciplinas;
✔️ Abordagem autoral, em jornadas de estudos, que se baseiam em leituras que instigam, insights que provocam, áudios que explicam e lives que destravam.
Aproveite a oferta de lançamento e faça parte desse movimento que está redefinindo o pensamento jurídico do futuro. Associe-se aqui!
Compartilhe
Compartilhe
posts relacionados
25/07/2023
Entre a tecnodependência e os saberes ancestrais
Uma reflexão sobre as inovações tecnológicas e os aprendizados que deixamos de…
06/03/2023
Gestão ágil no Direito: como as metodologias ágeis podem trazer ganhos para o mercado jurídico
Criada na indústria de software e “emprestada” por vários setores, a abordagem…
31/01/2023
Dados de geolocalização podem ser usados como prova digital em processo trabalhista?
Em um dos artigos do e-book “Aspectos do Direito Digital”, a pesquisadora e…