Nas últimas duas décadas, as Operações Legais (também conhecida como Legal Operations ou Legal Ops) tornou-se uma das áreas mais atrativas do Direito, com o número de contratações crescendo em empresas do mundo inteiro.

De acordo com a pesquisa da HBR, desde 2016 mais da metade (56%) dos departamentos jurídicos dos EUA já contavam com profissionais para atuar com Operações Legais. E o crescimento não é só quantitativo.

O escopo de atividades relacionadas às Operações Legais, assim como as responsabilidades das posições na área também expandiram. Conheça mais sobre essa área e saiba se você ou a sua empresa não deveriam fazer parte dessa mudança.

Por que empresas e escritórios precisam de Operações Legais?

A área de Operações Legais pode ser resumida como a engrenagem responsável por levar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos em direção à modernização e melhoria constante da gestão das operações.

Esse movimento é indispensável aos desafios que a área jurídica vem enfrentando, como a internacionalização, transformação digital, competição crescente e um volume cada vez maior de dados e informações para processar.

Assim, os três pilares da área, Gestão, Tecnologia e Dados, se destacam sob o foco da otimização de recursos financeiros e potencialização do conhecimento humano, na mesma medida que oferecem como propósito:

  1. Estabelecer a cultura de experimentação e com isso, de inovação.
  2. Promover a excelência operacional

Equipes de Operações Legais são capazes de oferecer uma melhor capacidade de gestão de projetos, uso de tecnologia e análise de dados, além de uma melhor utilização de recursos — alinhando o fluxo de trabalho para melhorar eficiência e a experiência do cliente. Dessa forma, contribuem para que os profissionais das áreas técnicas possam realizar um trabalho com nível de excelência enquanto o time de operações legais fornece todo o aparato para que essa atividade seja desempenhada cada vez melhor.

BAIXE GRÁTIS o e-book Operações Legais: sinergia e estratégia aplicada aos serviços jurídicos e saiba mais sobre a área.

As competências do time de Operações Legais

Por meio de ferramentas de planejamento estratégico, financeiro e de análise de dados, a área de Operações Legais tem como norte o rastreamento de toda oportunidade de maximizar recursos e tornar processos mais ágeis e eficientes.

Para isso, agrega talentos de diferentes áreas além do próprio Direito, que podem ser desde a área de tecnologia, engenheiros, economistas, designers, cientistas de dados e profissionais da área de Negócios, além de muitos outros.

Segundo especialistas, quem tem experiência ou formação na área jurídica sai na frente por contar com uma visão mais completa dos macroprocessos, mas como a área está em expansão, há oportunidades para todos — desde quem está começando, como estudantes a partir do terceiro ano de Direito, até profissionais seniores de todas as áreas. 

Quer mais dicas de como dar os primeiros passos na área? Baixe grátis o e-book Guia para o profissional de Operações Legais.

Qual o futuro da área de Operações Legais?

O foco de atuação da área de Operações Leais mudou nos últimos dez anos. Antes, estava na gestão de riscos e na redução de custos com advogados e muito mais utilizada em departamentos jurídicos corporativos. Hoje, a área se solidificou como uma parceira de negócios integrada às organizações e escritórios de advocacia, sendo lembrada principalmente pela sua atuação na Gestão de Fornecedores, Tecnologia, Gestão Financeira e Planejamento Estratégico, como apontou a pesquisa conduzida pela Deloitte.

À medida que a indústria continua a evoluir, novas mudanças significativas na forma como escritórios de advocacia e departamentos jurídicos executam e entregam seus serviços ocorrerão — seja utilizando cada vez mais dados para a tomada de decisões estratégicas ou contando com processos e ferramentas que tornem as atividades mais ágeis e confiáveis. 

Em qualquer dos caminhos possíveis, a área de Operações Legais continuará sendo a principal fonte para essas transformações e, para isso, precisará de talentos profissionais de todas as áreas.

Direitos autorais © 2022 • Todos os direitos reservados para Nau d´Dês

Design by

Direitos autorais © 2022 • Todos os direitos reservados para Nau d´Dês


Design by